sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Submissão: RevLet – Revista Virtual de Letras

Está aberto, até o dia 30 de novembro deste ano, o período para envio de textos (artigos, resenhas, entrevistas) para submissão na RevLet (Revista Virtual de Letras - ISSN 2176-9125), periódico eletrônico vinculado ao curso de Letras do Campus Jataí, Universidade Federal de Goiás. Os textos aprovados serão publicados no volume 03, a ser colocado no ar em junho de 2011.

RevLet – Revista Virtual de Letras – apresentação
RevLet – Revista Virtual de Letras, periódico eletrônico vinculado ao curso de Letras da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, é uma publicação semestral, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior (mestres e mestrandos – acompanhados de autorização do orientador –, doutores e doutorandos) que estejam interessados em questões relativas ao campo textual-discursivo e literário. Aceitam-se apenas textos relativos a esses campos temáticos. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando estiverem de alguma forma dialogando com as temáticas propostas.

Publicam-se apenas trabalhos originais que contemplem pesquisa ou discussão teórica não publicada anteriormente, sendo que esses trabalhos podem estar na forma de artigo, resenha ou entrevista. Todas as instituições patrocinadoras da pesquisa, bem como agências de fomento, devem ser mencionadas no trabalho.

Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia de comissão de ética vinculada à instituição de origem do proponente. Nesses casos, o número do protocolo na comissão de ética deve ser mencionado no trabalho. Em caso de entrevista, o proponente deverá encaminhar a autorização do entrevistado junto com o artigo. Os textos deverão obrigatoriamente ser escritos em Português e dentro das normas da Ortografia Oficial vigente. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.

O julgamento de trabalhos para publicação deverá ser feito em duas instâncias. Num primeiro momento o trabalho é recebido pelos editores que farão a avaliação preliminar de seu conteúdo para decidir se ele se enquadra na política editorial da Revista e se segue as normas de publicação. Sendo aprovado nessa instância, o trabalho terá então toda e qualquer forma de identificação do autor suprimida, sendo enviado para dois membros do Conselho Editorial. Serão encaminhados para publicação apenas os trabalhos que forem aprovados pelos dois pareceristas. Se houver por parte de um ou de ambos sugestões de modificação, o texto, com as devidas sugestões, será encaminhado ao proponente sem qualquer identificação dos pareceristas. Sendo as sugestões atendidas pelo proponente, o texto será autorizado para publicação. Em caso de discordância entre os dois pareceres, será solicitada uma terceira opinião.

Os editores chefes decidirão que textos serão publicados em cada número, caso o número aprovado pelos pareceristas ultrapasse o limite de artigos por número (até 20). Nesse caso, os textos não escolhidos serão, automaticamente, incluídos no próximo número. Ressalta-se que, nesse caso, os textos serão publicados no próximo número somente se o autor declarar que os trabalhos ainda serão inéditos na época da publicação seguinte. Os autores serão comunicados da aprovação ou não de seus textos e aqueles cujos textos forem aprovados receberão informe dos editores assim que o número no qual seu texto será veiculado for ao ar.

Sendo o texto aceito para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação. Os editores chefes se reservam o direito de recusar algum artigo caso as alterações não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.

O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até oito dias e do resultado da avaliação do seu trabalho em até noventa dias após a data da primeira comunicação. Nos casos em que os noventa dias não forem suficientes para o fim do processo de tramitação, os autores serão comunicados de que seu artigo ainda encontra-se em avaliação.

O ato de envio de um original implica, automaticamente, na cessão dos direitos autorais a ele referentes, devendo ser os editores chefes consultados em caso de republicação. A publicação de artigos não é remunerada.

Os artigos da RevLet são publicados mediante a autorização expressa de seus autores, sobre os quais recaem as respectivas responsabilidades legais relativas às informações neles veiculadas.

É vedada a submissão de trabalhos aos editores, aos membros do conselho editorial, bem como à bolsista.

Normas para publicação

Informações preliminares



A revista publicará os seguintes textos

a) Artigos – textos com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências e anexos, quando for o caso.

b) Resenhas – textos com até 5 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc., publicados recentemente (no máximo até 2 anos atrás).

c) Entrevistas – com até 8 páginas. Por questões éticas, torna-se imprescindível encaminhar autorização do(s) entrevistado(s).

O tamanho do papel deve ser A4 e o texto apresentado em coluna simples, com margens 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

Em todo texto, o tipo de letra deve ser arial, com adentramento de 2 cm para marcação de parágrafos (não fazer adentramento com o uso da tecla ‘tab’) e 4 cm para exemplos e citações (apenas as que ultrapassarem 03 linhas). O tamanho da fonte é de 12 pontos para o texto corrente e 11 para exemplos e citações que ultrapassarem 03 linhas. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser 1,5. Nas citações com mais de 03 linhas, deve ser 1,0. Para destacar qualquer parte do texto, use negrito. Não use sublinhado ou itálico. Não use espaço entre parênteses. O texto deve vir justificado. As páginas não devem ser numeradas.



1. Envio dos trabalhos



· Os trabalhos deverão ser enviados via arquivo anexado para o e-mail revletufgcaj@gmail.com, em formato Word 97-2003 ou equivalente (pede-se não enviar arquivos salvos em editor de texto do MacBook por incompatibilidade de comunicação entre máquinas com sistemas operacionais diferentes). Para arquivos editados em formato BR Office, pede-se atenção para, no momento de salvar o referido, atentar para selecionar a opção “salvar como documento Word 97/2003”. Não salvar o arquivo em formato ODT.

Serão devolvidos aos autores artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação.

· O arquivo com o texto a ser submetido, deverá ser salvo com o primeiro nome do(a) autor(a) principal.

· Em arquivo separado, o autor(a) deverá enviar os seguintes dados: autor(a) e co-autor(a), se houver, instituição, endereço, e-mail e telefone.



2. Partes pré-textuais do trabalho



a) Título centralizado, com letras MAIÚSCULAS e em negrito. Imediatamente abaixo do título em Português, deve ser colocado o título em Inglês, seguindo o mesmo padrão do título em Português.

b) Logo abaixo do título em Inglês, nome do autor alinhado à direita (sem negrito e apenas as iniciais maiúsculas). Na Linha seguinte, maior titulação (não devem ser indicados diante do nome – professor doutor, por exemplo). Em caso de o(s) proponente(s) ser(em) mestrando(s) ou doutorando(s), indicar em que área está sendo feito o curso (Linguística, Linguística Aplicada, Literatura Brasileira, Letras...). Na linha seguinte, instituição (por extenso). Na linha sequencial, endereço de e-mail (entre parênteses). Em nota de rodapé, enviar dados da agência de fomento, quando for o caso. Quando se tratar de mais de um autor, os dados de cada um devem ser colocados em linhas separadas.

IMPORTANTE: a fonte usada no texto referente aos dados do autor deve ter o mesmo tamanho da que será usada no artigo. O espaço entre linhas deve ser 1,0.

c) RESUMO: duas linhas abaixo dos dados do autor, a palavra resumo (em maiúsculo e negrito) deve vir seguida de dois pontos. Deve ser redigido em Língua Portuguesa (com até 200 palavras), espaço simples entre linhas, fonte 11, seguido da expressão (imediatamente abaixo do resumo) Palavras-chave (em minúsculo, apenas com negrito). No máximo 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;). Não colocar ponto no final da lista de palavras-chave.

IMPORTANTE: sugere-se que os resumos enfoquem: tema, objetivos, pressupostos teóricos do trabalho e resultados obtidos.

d) ABSTRACT: duas linhas abaixo do resumo. Deve ser escrito somente em inglês, seguido de Keywords, com as mesmas regras do resumo acima.

IMPORTANTE: caberá a cada autor a responsabilidade pela revisão do abstract. Serão recusados os textos cujos abstracts apresentarem desvios grosseiros de tradução, dando indícios de que não foram feitos por alguém especializado, mas por um tradutor digital ou algo similar.

e) Duas linhas abaixo das Keywords, iniciar o texto.

3. Citações e expressões no trabalho

a) Para citações sem recuo (até 3 linhas) utilizar aspas duplas. Não utilizar itálico.

b) Para as citações que ultrapassarem 03 linhas, a fonte deve ser 11, sem itálico, sem aspas.

c) Expressões em outra língua devem vir em itálico.

d) Títulos de figuras devem ser posicionados na parte inferior, em fonte tamanho 10, negrito, centralizado. Não use ponto final ao final do título. Em tabelas e quadros, não usar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas ou grossas. No interior de tabelas e quadros, deve ser usada fonte tamanho 10, normal, com espaçamento simples entre as linhas.

e) Pede-se que seja evitado uso de caracteres especiais provenientes do IPA (Internacional Phonetic Alphabet).

f) Imagens e ilustrações, preferencialmente, devem ser apresentadas em preto e branco ou em tons de cinza. Não incluir imagens com altíssima resolução, pois deixam o arquivo extremamente pesado e não trazem diferença significativa no resultado final. Em caso de uso de imagens com direitos autorais, deve ser encaminhada a autorização do autor para divulgação no trabalho a ser publicado na revista.

4. Referências

a) As referências no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.”, de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Atentar para o fato de que, quando o nome do autor vier dentro do parêntese, deve ser todo maiúsculo.

Exemplo: (CÂMARA, 1979, p. 231).

b) As referências dos autores citados ao longo do texto devem aparecer no final, sem numeração, antes dos anexos (quando for o caso) e devem trazer como título apenas a palavra referências (alinhada à esquerda), em negrito, apenas a primeira letra do título em maiúsculo.

c) Os autores devem ser citados em ordem alfabética. O principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) por extenso, preferencialmente, ou abreviado somente pela letra inicial do nome seguida de ponto (favor adotar um único padrão); título de livro, de revista e de anais, em negrito; título de artigo, em letra normal; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de três toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c ... – imediatamente após a data. Seguem abaixo diferentes exemplos.

a) De livro

ALLEN, C. L. A psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para se conseguir e manter a saúde mental e espiritual. 5. ed. Venda Nova: Bethânia, 1981. 163 p.

COOK-GUMPERZ, J. et al. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. 283 p.

FALDINI, G. (org.). Manual de catalogação: exemplos ilustrativos do AACR2. São Paulo: Nobel, 1987. 479 p.

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 127 p.

b) De autor-entidade

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

c) De dicionário

TOCHTROP, L. Dicionário alemão-português. 9. ed. São Paulo: Globo, 1996. 686 p.

d) De capítulo de livro de único autor

BECHARA, E. Sintaxe: Noções gerais. In: ___. Lições de português pela análise sintática. 16. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, Cap. 1, p. 19-36.

e) De capítulo de livro organizado

MATOS, O. A filosofia e suas discretas esperanças. In: CATANI, D. B. et al. (org.). Docência, memória e gênero. São Paulo: Escrituras Editora, 1978. p. 49-62.

f) De artigo de revista

KELLY, R. Eletronic publisching APS: its not online journalism. APS News Online, Los Angeles, v.2, n.1, nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 1998.

PONTES, E. Sujeito e tópico do discurso. D.E.L.T.A., São Paulo, v.1, n.1, p. 51-78, fev.1985.

g) De tese/dissertação

BARUFFI, H. Trabalho e Educação. 1996. 320 f. Tese (Doutorado em Educação. Área de Concentração: Didática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

h) De artigo/notícia em jornal

LEITE, F. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciência, p. 10.
i) De trabalhos em eventos

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 1997.

SOUSA, J. de. O caso do sujeito nulo em PB. In: SEMINÁRIO DO GEL, 56, 2005. Anais ... São Paulo: GEL, 2005, p. 240-258.

j) De anais de evento

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 1997.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13., 1995, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1995. 665 p.

k) De verbete

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

l) De página pessoal

CIVITAS, M. Página pessoal. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 1998.



OBS: Todas as referências citadas no corpo do texto deverão estar apresentadas na lista final e vice-versa.

6. Forma e apresentação do trabalho



Os artigos submetidos deverão apresentar uma estrutura que contemple, de modo geral, as seguintes partes: introdução; fundamentação teórico-metodológica; análise e resultados, se for o caso. Cabe observar que essas partes não necessariamente devem vir rotuladas como subitens no texto. Caso o autor queira rotulá-las, cuide para que os títulos das seções secundárias e terciárias venham digitados em negrito, com letras maiúsculas apenas nas iniciais para as primeiras. Não há necessidade de usar espaçamentos diferenciados entre essas seções (subtítulos), devendo-se apenas usar pelo menos um espaço entre o final de um parágrafo de texto e o início de uma nova seção.

7. Notas de rodapé

As notas de rodapé deverão ser utilizadas somente em casos de explicações complementares. Não utilizá-las para citação de referências bibliográficas. Quando usá-las, favor atentar para que a fonte seja a mesma do texto e que venham justificadas.

IMPORTANTE: O trabalho deverá ser enviado obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa. A revisão do mesmo ficará a cargo do proponente. Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação


RevLet - Revista Virtual de Letras - ISSN 2176-9125
http://www.revlet.com.br (site em construção)
Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário