quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Programa de pós-graduação em Letras 2010-2011

Programa de pós-graduação em Letras
Mestrado e Doutorado
São José do Rio Preto
Seleção 2010-2011
Ibilce / Unesp
Saiba mais em: http://www.ibilce.unesp.br/posgraduacao/letras/index.php

Áreas de Concentração: Teoria da Literatura e Literaturas em Língua Portuguesa

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto/SP, oferece a graduados em Letras e em áreas correlatas o Programa de Pós-Graduação em Letras, nas áreas de concentração em Teoria da Literatura e Literaturas em Língua Portuguesa. (Mestrado e Doutorado).

A qualificação dos docentes e orientadores, o desempenho acadêmico dos alunos e as condições gerais de infra-estrutura credenciam o Programa a receber Bolsas de Estudo e outros aportes financeiros das principais agências oficiais de fomento à pesquisa: CAPES, CNPq e FAPESP.

O curso de Mestrado, iniciado em 1979, e o de Doutorado, em 1986, são credenciados pelo MEC. Receberam conceito 5 na última avaliação emitida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O objetivo geral do Programa é a formação de pesquisadores, de docentes para o ensino superior, de profissionais e recursos humanos especializados nos ramos do saber das humanidades que envolvem as Letras e as Artes. Os objetivos específicos são: a) formar mestres e doutores na área de Estudos Literários, destinados à docência e à pesquisa de nível superior na área de Letras, bem como a outros níveis e áreas de conhecimento; b) concretizar um ideal de construção de reflexão crítica que incentive, nos alunos, o efetivo domínio de instrumentos analítico-interpretativos variados e, também, o contínuo desenvolvimento da capacidade crítica baseada em práticas de reflexão sobre a linguagem e na valorização da autonomia na produção do saber; c) oferecer uma formação capaz de - em âmbito local, regional, estadual e nacional - inserir o aluno em processos de evolução qualitativa das demandas científicas e das instituições onde desenvolverá, com responsabilidade intelectual, os seus trabalhos de pesquisa, docência em graduação e pós-graduação, formação de novos pesquisadores, de grupos de pesquisa e de trabalho; d) intervir, como centro irradiador de conhecimento, na vida intelectual do país por meio do intercâmbio de conhecimentos com instituições nacionais e internacionais.

Os critérios para credenciamento de docentes são bem definidos, fazem parte do Regulamento do Programa (artigos 18 e 19).e fundamentam-se no Documento de Área da CAPES. De acordo com esses critérios, as solicitações de credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de Mestrado são avaliadas pelo Conselho do Programa, levando-se em conta, além dos documentos exigidos (proposta de projeto de pesquisa, definição de disciplina e programa a serem ministrados), o perfil acadêmico, por meio de entrevista e análise do currículo Lattes, em que são observadas a regularidade e qualidade da produção científica e experiência em orientações no nível de Graduação. De acordo com o Regulamento do Programa, “serão indicados para orientação de Doutorado os docentes com reconhecida experiência na orientação de Mestrado, com, pelo menos, uma Dissertação defendida”. Quanto ao descredenciamento de docentes, os parâmetros seguem igualmente o Documento de Área da CAPES: para permanecer credenciado no PPGL, o docente precisa oferecer pelo menos uma disciplina a cada dois anos; acompanhar um número de orientandos compatível com os padrões da Área e manter no triênio um ritmo de produção conforme as diretrizes da Comissão de Avaliação da CAPES para PPG com nota 5 (um mínimo de quatro itens no indicador 1 e de nove itens no indicador 2).

Dentro do Tempo Integral (RDIDP) de dedicação à docência, pesquisa, extensão e gestão, os docentes integram as atividades de Graduação e Pós-Graduação, atuando, além das aulas e orientações, em bancas de trabalhos de conclusão de cursos, exames de qualificação, defesas de dissertações e teses e concursos de contratação de docentes da Universidade e de outras IES públicas do estado e do país.

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